Sugestão de leitura

Para a rapaziada a norte, os novos choramingas do reino, deixo aqui um pequeno contributo em forma de sugestão literária: o tribunal do jornal o jogo, diário este conhecido como bíblia portista e único meio de comunicação isento no panorama jornalístico português, mais concretamente em todo o mundo da imprensa.

Talvez valha a leitura, pois tantas vezes o trazem à colacção e como exemplo de isenção, pronto, de uma certa isenção. Se calhar e tendo como base aqueles analistas barra ex-árbitros ( relembrando do jornal o jogo ), ainda teríamos visto os centrais expulsos e mais o lateral Danilo, o suposto penalty só com multi-repetições e mais a expulsão do Cédric apenas poder ser uma vista sem a nublina azul.

Mas aqui D’El Rey, que o resto do Carmo e da Trindade acabaram de desabar. Hoje foi o fim do mundo em cuecas e de repente, temos calimeros dragões e mais um festival da canção de queixinhas e reclamações. E como diria o outro, que afinal até é Portista: ‘ joguem mazé à bola oh morcões ‘, uma frase tão típica como aplicável nestas situações. E mais, nas palavras deles, ganhámos um novo amigo: Pedro Proença de seu nome. Ele que até se abraçou ao nosso André Martins na Amoreira e ontem se fez sócio do Sporting.

Também foi bonito de se ver, o senhor Proença em segredinhos com Ricardo Quaresma aquando do canto. É sempre agradável ver estas cenas de carinho, aliás a exemplo do que já tínhamos visto com Lucho, entre outros Portistas. Esperemos agora que não lhe partam os dentes, assim como fizeram os lã-piões.

De resto, como disse Bruno de Carvalho, não foi uma vitória de ‘ encher a alma ‘. Afinal, também ganhámos ao FCPorto mais fraco e caro de sempre, pelo menos dos últimos 30 anos. E já agora, cujo melhor jogador é um rapaz da nossa cantera.

Para terminar, votos de melhoras para Helton e que recupere depressa para voltar ao seu lugar na baliza. Ele é merecedor.

Tags: , , , ,

About Porta 10A

À direita das coisas, Sportinguista convicto, teimoso quanto baste, inventivo, apaixonado, Pai babadíssimo, sempre em família, sempre com Amigos. Adoro artes em especial a fotografia e a pintura. Gostava de ter sido Arquitecto, mas a matemática era tramada. Depois Jornalista, mas não deu. Adoro escrever. Sobre desporto e política, ou sobre uma coisa qualquer. Cristão, crente em Deus, não pratico porque acho que a melhor relação com Ele é directa. Adoro música e existem canções para todos os nossos estados de alma. E isto tudo, sou eu...

6 responses to “Sugestão de leitura”

  1. Lead! Don't follow! says :

    Marcelo

    Esclarece-me uma coisa: até ao minuto 44, que motivos de queixa tem o Sporting? Se fosse marcado o penalti com expulsão, achas que mudava alguma coisa?

    E imagina que o auxiliar marcava fora-de-jogo e o Sporting não marcava naquele minuto. Junta a questão anterior: Achas que mudava alguma coisa?

    Não entremos na história dos cartões. A 2ª falta do Danilo é banalíssima (min 69), igual a tantas outras do Sporting. No lance do Abdoulaye o Mané não tem a bola controlada, portanto não é uma clara oportunidade de golo (min 54). Quererem a expulsão do Mangala é cómico, ignorando por completo um carrinho por trás às pernas do Rojo ao Jackson ainda na primeira parte, aos 43min. Lá está, mais uma vez muito antes de acontecer todos os vossos pseudo-cenários. Achas que mudava alguma coisa?

    A vossa argumentação faz lembrar a dos lampiões no célebre 2-3 do Maicon em off-side: falam de lances contra depois de acontecerem vários lances a favor que, bem ajuizados, arrumavam a questão.

    Não me obrigues a comparar-te aos lampiões, não quero descer a esse nível…

    Saudações desportivas.

  2. Porta 10A says :

    Lead,

    Se acham que foram prejudicados, refilem, protestem, contestem e tudo o que estiver ao vosso alcance. Afinal já o fizeram antes, portanto não seria novidade.

    Se depois de tudo visto e revisto, vocês acham que foram roubados, é uma opinião, tão válida quanto as outras. E que até não colhe na maioria da CS ( nem no jornal o jogo, pasme-se ). Passemos então, todos sem excepção, a conjugar o verbo roubar, pois todos passamos pelo mesmo.

    Somando e dividindo os casos, porventura, teríamos empatado o jogo o que, admito, seria um resultado justo. E admito também ao rever as imagens do lance do fora-de-jogo, que o fiscal-de-linha está bem posicionado e não atrasado em relação ao lance, como eu tinha percebido. Mas também já vi frames das imagens em que ‘parece’ ( e não vou escrever demonstram ) que não há off-side. Mas não vou contestar.

    Argumentação? E trazendo os lã-piões à conversa nesse jogo dos 2-3? Caro Lead, então temos que ir até ao dia seguinte desse jogo e ver as razões que vos assistiram e os comentários proferidos. Foi uma vitória à Porto? Não acredito, foi uma vitória com um caso marcante e que decide o jogo. Como vocês referem aconteceu o mesmo em Alvalade no Domingo.

    E será preciso irmos ao tal baú das memórias e buscar casos de benefícios a vosso favor?

    Como tantas vezes nos disseram, joguem mais e chorem menos. Eu respeito o clube e os seus adeptos, mas aquilo que vimos em Alvalade foi um FCPorto menor, mais fraco do que é habitual, a pagar o erro de casting que foi Paulo Fonseca, sem jogar grande coisa, à excepção do genial Quaresma, sem aquela chama tão caracteristica e que vos fez ganhar títulos nacionais e internacionais. Este FCP está uma sombra e mais do que se queixarem da arbitragem de Pedro Proença, olhem para dentro e vejam, de facto, se estão ‘ os mesmos ‘…

    Saudações desportivas e que passem na UEFA Cup.
    Marcelo Silva

  3. Miguel says :

    bom dia, Marcelo.
    parece que «a rapaziada do Norte» está a invadir, em peso, o teu estaminé😀
    vou só elucidar algumas questões que apresentas no teu post, e em complemento ao comentário acima.

    entretanto e para que fique registado, faço votos sinceros para que, com estas nossas intervenções mais regulares – minhas e do “lead!” – não estejas a perder “clientela”. confesso-o com franqueza e com sinceridade. os tempos que correm são de natural crispação entre os nossos clubes, a qual se estende a alguns espaços na blogosfera afecta ao Sporting. escuso de referir-te nomes, pois tu certamente saberás quais são esses locais…

    1)
    «os novos choramingas do reino»
    esta provocação foi ao lado, Marcelo, depois de toda uma semana de comunicados, de “movimentos ‘basta’!”, de conferências de Imprensa e afins (que, pelos vistos, ainda perdura).

    2)
    «jornal o jogo, diário este conhecido como bíblia portista»
    Marcelo, a única bíblia do desporto que conheço é o pasquim dirigido pelo sr. serpa, ponto final, parágrafo.
    aferir que o pasquim do ‘quim oliveirinha é afecto ao FC Porto é ridículo. é certo que este sr. e o seu irmão possuem acções da SAD portista, mas fica tudo por aí, mesmo!
    o pasquim em causa é só como tu o referes e bem: «único meio de comunicação isento no panorama jornalístico português», pois que trata por igual «ambos os três» clubes (ditos) “grandes”, por exemplo, em número idêntico de páginas.

    3)
    «Também foi bonito de se ver, o senhor Proença em segredinhos com Ricardo Quaresma aquando do canto»
    Marcelo, ficava-te bem contar a estória toda. sabes tão bem quanto eu que, aquando da marcação desse canto, Ricardo Quaresma foi sujeito ao arremesso de muitos isqueiros – alguns dos quais foram apanhados pelo próprio árbitro, pelo que vocês não se livrarão de (mais) uma multa por “bom comportamento”. portanto, essa «cena de carinho» não foi nada demais.

    4)
    «esperemos agora que não lhe partam os dentes, assim como fizeram os lã-piões»
    sabes bem que é complicado ao Proença passear no Norteshopping; ele mais o Colombo. ou o restaurante “Marítimo”, «frequentado pela família Ronaldo e por muitos jogadores do Sporting»…

    5)
    «ganhámos ao FCPorto mais fraco e caro de sempre»
    uma equipa em reconstrução. estou em crer que estes mesmos jogadores ainda me/nos darão muitas alegrias.

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

  4. Porta 10A says :

    Caro Miguel,
    A ‘ invasão ‘ do norte não me causa qualquer transtorno ou problema. Gosto do Norte todo, tenho lá raízes e considero-vos boas pessoas. Nunca fui maltratado na Mui Nobre e Invicta cidade do Porto, antes pelo contrário, pelo que são bem-vindos aqui no estaminé. Gosto de uma boa conversa, de uma ‘ pelea ‘, de esgrimir argumentos com outros adeptos. Não é preciso ser Sportinguista para aqui vir, desde que venha por bem. E como no Tomo II também muitos comentários foram para o lixo, sem sequer passarem na casa de partida.
    Se algum Sportinguista, benfiquista ou de qualquer outro clube, deixar de vir ao Porta 10A pelos comentários de Portistas, tenho pena. Acho que, apesar da enorme rivalidade, podemos ( e devemos ) ser civilizados. Até ‘ ao nível do futebol ‘ como diria esse monstro do comentário desportivo, Gabriel Alves.
    Um picanço aqui outro no Tomo II, outro naquela porta do vosso estádio, muitas nos nossos blogs afectos. Faz parte deste mundo fantástico da opinião e do comentário.
    E relativamente ao basta, não havemos de parar por aqui, muito menos demoverem-nos da intenção de melhorar o futebol português. E sim, vai perdurar porque alguém tem que fazer alguma coisa por isto… E na bela tradição tauromáquica ( onde encontramos muitos Sportinguistas ) há que pegar o toiro pelos cornos… Se somos o Forcado da cara? Assim seja!
    A bíblia do FCPorto e não a do desporto em geral. Se queres que te diga, as minhas consultas on-line só passam pelo ‘ o jogo ‘ e pelo tal pasquim a borla do sr.serpa para saber as últimas. Ao rascord não vou. E reconheço mais imparcialidade e o mesmo tratamento no ‘ vosso ‘ jornal que reconheço nos outros dois juntos.
    Vamos ter que pagar mais essa multa. Uma perfeita estupidez. Eu, se lá estivesse, não atirava nada ao Quaresma. Aplaudia-o simplesmente porque gosto de jogadores assim e ele sempre foi bom. Foi outra alfinetada para vocês. Agora que há ‘ cenas amorosas ‘ entre PP e alguns jogadores do FCPorto, lá isso há. Mas o PP é muito paternalista e deve ser o estilo dele. Não gosto, mas pronto.
    Eu, se fosse árbitro ( e não podia ser por causa da minha clubite ) não andava em shoppings. Para levar um calduço ou ficar sem dentes, não há melhor sítio. Recato e distância desses lugares. Mas eles habilitam-se a levarem, pois há que lhes endireitar a espinha, de tão tortos que andam… vergadinhos os coitados. É uma pena e como se diria na terra do meu querido Pai ( Portista de Trás-os-Montes ‘ by the way ‘ ), ‘ só se perdem as que caem no chão ‘…
    É verdade que têm uma equipa em reconstrução e que te/vos pode dar muitas alegrias. Mas no presente, é a mais cara de sempre e a que pior resultados ostenta. Mas há que reconhecer que o FCPorto não está o ‘ habitual ‘ e que alguns jogadores só por enorme simpatia e caridade, tem lugar na equipa.

    Abraço e renovados votos de vitória na UEFA Cup.
    Marcelo Silva

  5. Lead! Don't follow! says :

    Marcelo

    Para não alongarmos muito a discussão dos “ses” de arbitragem, termino só com uma provocação à provocação do “Porto mais fraco de sempre”. O mais fraco ao fim de 23 jornadas tem menos 1 golo marcado do que o “mais maior e melhor grande ataque do planeta”, e os mesmos golos marcados do que o “mais maior e melhor grande clube eclético e nobre”. Em termos defensivos, o “Porto mais fraco de sempre” tem mais 3 golos sofridos do que a “mais maior e melhor grande defesa da Europa que provoca inveja aos grandes”, e mais 2 golos sofridos do que a “mais maior e melhor grande equipa do Leonardo Jardim”. Tudo isto com 21 jornadas com o Paulo Fonseca e 2 com o Luís Castro.

    Nós defendemos “muito mal” e somos “muito fracos”, os outros “impressionam”, demonstram “qualidade e trabalho”. Ao fim de 23 jogos, a diferença é esta. Ou então a diferença é de tratamento. Deve fazer parte da tal lavagem cerebral a que muito nos habituámos.

    Ainda está, pelo menos até 20 de Março às 18h, envolvido na Liga Europa com vantagem mínima, envolvido nas meias finais da Taça de Portugal, e possivelmente envolvido na meia final da Taça da Liga. Tudo isto com o Paulo Fonseca e com o Luís Castro.

    Mas, mesmo assim, estamos chateados… Nada mau.

    Nós estamos pior que fulos por não sermos campeões, há quem festeje em pleno relvado aos saltos, virado para a central, por ter ganho um jogo que dá direito a ser o 1º dos últimos. Posso-te garantir que com a nossa mentalidade não haveria ninguém aos saltos a festejar segundos lugares. Mas não podemos alterar os níveis de exigência dos outros.

    Abraço.

  6. Porta 10A says :

    Caro Lead,

    Obrigado mais uma vez pela visita e comentário.

    Espero, sem ‘ ses ‘ que o FCPorto consiga ultrapassar o Napoli e seguir em frente na competição. Sinceramente.

    Posso não estar a fazer justiça a este Porto, mas independentemente dos números que apresentas e que são a ‘ realidade ‘ tenho lido até nos blogs que vos são afectos, a opinião que este não é um Porto à Porto, com aqueles jogadores que depois são vendidos por milhões.
    Não me parece que seja o melhor, mas é a minha opinião.

    Falando do meu clube, estamos muito melhor que há um anos atrás e estamos a tentar colocar a casa em ordem. Acho que está a ser feito um trabalho notável principalmente no que diz respeito à equipa principal e ao saneamento que era imperativo fazer. Tanto mais, com menos dinheiro e utilizando a ‘ prata da casa ‘, aliás como eu sempre defendi, até porque nos está nos genes formar. Mesmo sabendo que muitos outros beneficiam da nossa cantera. Mas isso, pelo que tenho visto, está a mudar.
    Os outros lá de baixo, sempre tiveram boa imprensa, mesmo quando são piores que os outros. Mas pronto, isso é coisa que já vem de longe como o Constantino…

    Ainda bem que ficam fulos. Eu também fico quando o meu clube perde, fica em 7º, perde com os lã-piões, etc etc etc. Esse grau de exigência eu também tenho e é assim que deve ser. Embora tenha assistido a uma queda brutal do mesmo, desde há uns anos a esta parte, especialmente depois de Soares Franco.
    Quanto a esta liga e se o Sporting conseguir o 2º lugar, não deixará de ser uma grande vitória, ainda para mais vindo do pior ano da nossa história. Não é o melhor dos lugares, mas será o melhor dadas as circunstâncias.

    Obrigado mais uma vez e a melhor das sortes para as competições que ainda podem ganhar.

    Saudações desportivas e cordiais
    Marcelo Silva

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: