Um pavão cagarolas e muito conversador

– Sim Proença, sou eu o Gomes. Estás bom pah? Tudo bem contigo?

– Olá Duarte, tudo bem e a andar. Estou um bocadinho inchado, por causa de ter sido convocado para o Mundial, mas isto já passa.

– Parabéns pah, é justo, mais que justo. E parabéns também pelo jogo da Amoreira. Foi brilhante. Se fosse eu a pontuar, dava-te um excelente, do género do que tu me deste a mim pelo jogo na nossa catedral. O problema pah, é que somos avaliados por uns ex-árbitros. E como sabes, é tudo malta cega que nem penedos.

– Obrigado amigo pela tua consideração. E sim, tens razão sobre os observadores. Vamos ver que nota me dão pelo meu excelente, brilhante e categórico trabalho no Estoril. Acho que mereço um 6, pelo menos. E sabes? Utilizei umas técnicas novas…

– A sério pah? E que técnicas novas são essas. Mandaram-te da FIFA? Não me digas que foi o próprio Platini? É que tu só te dás com a elite…

– Não Duarte, foi mesmo o Manel Mota que as enviou. Sacou-as do facebook na página do orgulho benfiquista. As 10 maneiras de lixar os lagartos, é assim que se chama. Muito bom e usei-as todas.

– Boa! É assim mesmo, sempre a moer-lhes o juízo…

– Essa é uma delas. Já as conheces?

– Ainda não, mas vais passá-las com certeza…

– Sim, claro!  E as outras? Por exemplo: como ser paternalista e dar-lhes mais amarelos que aos adversários. Sorrir e conversar muito, mas permitir o anti-jogo adversário. Ser preciso e rigoroso, mas não ser igualmente preciso e rigoroso com os adversários. Como os irritar em 10 segundos  e fazê-los desesperar em 20. Ser inteligente na gestão do tempo, tramando-os no tempo todo. Gozar com a lagartada, deixando o adversário fazer o que quer. Como tirar-lhes pontos à descarada, parecendo tudo normal.

– Eh pah, isso é  muito à frente. Com certeza foi estudado ao pormenor…

– E funciona oh Duarte. Eu, como tu sabes, também tenho as minhas técnicas e habilidade, para além de ser imponente e bastante assertivo. E as outras muitas qualidades que tu sabes e que todos me reconhecem.

– Eh pah, desculpa lá perguntar-te, mas o André Martins é teu filho?

– Não oh Gomes, mas porque é que perguntas? Eu nem tenho idade para ter um filho daquela idade…

– Desculpa lá  mas parecia, estavas sempre abraçado ao puto e a conversar com ele , assim como a dar conselhos. Aliás, tiveste um ar paternalista o tempo todo. Eh pah e aquela de fazer 100 metros a correr para vir ajeitar a bola e puxá-la para trás 10 cm? Isso foi muito bom.

– Rigor e disciplina é o meu mote, o meu modus operandi. Tinha que ser.

– Mas foi brutal. Até os irritou e tudo o que foi ainda melhor.

– Sem mais, assim é que tem que ser. E eu sou, como tu e todos sabem, o melhor árbitro do mundo, pelo que não há cá conversas nem meias conversas, sempre igual e sempre a usar os mesmos critérios.

– Mudando de assunto oh Pedro. Viste a gala da Bola D’Ouro que o Ronaldo ganhou?

– Oh Duarte nem me fales nisso que até me agonias. Então dão uma bola de ouro ao menino e não me dão um apito de ouro a mim? É uma injustiça pah!!! A mim, eu mesmo, o melhor árbitro do mundo. Quando vir o Blatter ou o Platini vou reclamar isto. Qual melhor jogador do mundo, qual quê? É mas é um peneirento. Assim todo penteadinho e cheio de gel. Um pavão cagarolas é o que ele é!!!

– E viste ontem o nosso clube?

– Vi, claro que vi! Aquele puto, o Cavaleiro, ainda vai ser melhor que o Ronaldo, oh se vai!!! Não tenho dúvidas. Aliás a nossa academia é em tudo melhor.

– Pois é!

– Bem oh Duarte, tenho que ir andando pois tenho coisas marcadas. Primeiro vou ao cabeleireiro, depois à manicure e pedicure. Mais tarde tenho uma aula de expressão corporal e de como falar em público.

– Então adeus oh Pedro. E não te esqueças de mandar o link com as técnicas todas. Depois eu passo-o para a restante malta e o nosso Presidente ainda é gajo para fazer um comunicado sobre o assunto e um workshop daqueles para todos. Obrigado e fica bem.

– Adeus então.

Tags: , , ,

About Porta 10A

À direita das coisas, Sportinguista convicto, teimoso quanto baste, inventivo, apaixonado, Pai babadíssimo, sempre em família, sempre com Amigos. Adoro artes em especial a fotografia e a pintura. Gostava de ter sido Arquitecto, mas a matemática era tramada. Depois Jornalista, mas não deu. Adoro escrever. Sobre desporto e política, ou sobre uma coisa qualquer. Cristão, crente em Deus, não pratico porque acho que a melhor relação com Ele é directa. Adoro música e existem canções para todos os nossos estados de alma. E isto tudo, sou eu...

Deixe uma Resposta

