Apenas um esclarecimento

O meu clube é o Sporting Clube de Portugal. Depois vem o Estoril-Praia num amor renovado recentemente, passado que está aquele período em que os canarinhos ‘ equiparam ‘ de vermelho e branco. Na mesma medida de paixão tenho o Clube de Portugal, a nossa Selecção, a equipa de todos nós. E por todas as selecções do nosso país, seja de que modalidade for.

Quando era puto, mesmo antes do Estoril ( sim, o clube onde vi o primeiro jogo de futebol ao vivo ) e do Sporting, conhecia as equipas e os jogadores italianos, por força da minha madrinha ser italiana e mandar vir os cromos lá da terra. O Milan, a Juventus e a ASRoma e outros, apareceram primeiro na minha existência que os ‘ meus clubes ‘. Essa paixão pelos clubes italianos é assim longa e desde sempre. E pela Squadra Azzurra também, principalmente por aquela equipa de 82 onde pontificava Dino Zoff, Scirea, Cabrini, Altobelli, Conti, Rossi, Tardelli e outros que bateram o Brasil por 3-2 naquele jogo espectacular.

Lembro-me do Argentina 78 e da ‘ Laranja Mecânica ‘ onde jogavam o Cruyff, Neeskens, Rep, Rensenbrink, Krol, os irmãos van Kerkhof e mais uns quantos rapazes habilidosos. Só mais tarde, com os magníficos Van Basten, Rijkaard e Gullit é que a equipa laranja chegou ao top das minhas preferências. Aliás, sempre fui pelos europeus tendo como excepção a selecção Argentina, especialmente por causa de Diego Armando Maradona – o deus do futebol. Ardiles, Passarella, Kempes e Fillol brilhavam na alvi-celeste e fizeram-me gostar dela. Do Brasil, sempre me recordarei de Zico, Falcão, Sócrates, Toninho Cerezo e de um tal ‘ goleiro ‘ Waldir Peres. Mas apesar de toda essa magia, nunca foi das minhas favoritas.

Voltando às equipas europeias, apoio o Real Madrid ( mais com Mourinho e Cr7 ), gosto do Man.United por causa de Cantona e de Sir Alex Ferguson, como gostava do Chelsea por causa do nosso José. Em Itália, também por causa de Mourinho, redescobri o Inter, até porque o Milan de Baresi e Maldini se sobrepunha na preferência. Na Alemanha nenhum, na França também não. Na Holanda gosto dos verdes do Groningen, cidade dos meus amigos.

Para terminar, há o top dos ‘ que não gramo nem com molho de mirtilos ‘ e aí claro!, ganha destacadíssimo, o clube lá de baixo dos fundilhos da 2ª circular na frente colombo. De perto, os do barcelona e do bayern. Como curiosidade, todas estas equipas começam por b…

Na quarta-feira, sem margem para dúvidas, sou pelo ex e próximo clube de José Mourinho. É como se fosse do Chelsea desde pequenino e não tendo o cachecol, visto a gravata azul e branca.

Ah e tal mas isso é ser anti-patriota e mais não sei o quê. Primeiro é um clube português e não Portugal, por muito que eles queiram confundir-se com o país. Depois não me esqueço de que eles também eram do CSKA desde pequeninos e de tudo o que dizem e fazem para nos gozar e destruir. E para além de tudo o mais, não tenho que gostar do clube, embora eles achem que devíamos ser todos norte-coreanos e estar sujeitos à mesma doutrina como à obrigatoriedade de os apoiar. Pois que não!

Tendo dito tudo isto, go Chelsea go!

Etiquetas:, , , , , ,

About Porta 10A

À direita das coisas, Sportinguista convicto, teimoso quanto baste, inventivo, apaixonado, Pai babadíssimo, sempre em família, sempre com Amigos. Adoro artes em especial a fotografia e a pintura. Gostava de ter sido Arquitecto, mas a matemática era tramada. Depois Jornalista, mas não deu. Adoro escrever. Sobre desporto e política, ou sobre uma coisa qualquer. Cristão, crente em Deus, não pratico porque acho que a melhor relação com Ele é directa. Adoro música e existem canções para todos os nossos estados de alma. E isto tudo, sou eu...

9 responses to “Apenas um esclarecimento”

  1. Alexandre de Sousa Carvalho says :

    Sou do Sporting e da Académica, do Arsenal, do Ajax e do Barça. Simpatizo com o Auxerre, Celtic Glasgow, Leeds United. Também gosto do campeonato italiano desde sempre, mas sem conseguir apontar uma preferência a não ser talvez não gostar de todo da Juventus. (Talvez a Fiorentina, pela ligação com o Sporting.) O mesmo com a Alemanha e a seca que é ver o eucalipto do Bayern secar tudo à sua volta.

    Torcerei pelo Benfica… porque mesmo não os tendo em campo, levam o nome de Portugal e do nosso campeonato além-fronteiras. E nem o campeonato que fizeram merece saírem sem nenhum título, nem a ‘vingança’ se serve nestes moldes porque a injustiça e sofrimento pelo qual passamos em 2005 não é atenuada com a derrota deles em 2013. O meu sportinguismo não se baixa ao nível daqueles dos quais eu sempre me orgulhei de não ser.

    Cumprimentos!

    P.S.: à esquerda das coisas, ateu, gosto de escrever sobre política, geralmente deixo o futebol para a velha tradição oral ou em comentário.

    • Porta 10A says :

      Caro Alexandre de Sousa Carvalho,

      Antes de mais obrigado por ter passado pelo Porta 10A e pelo comentário.

      Reconheço a minha falta de ‘ cavalheirismo desportivo ‘, mas não consigo torcer pelos maiores rivais. Desde sempre e é um sentimento que se vem agudizando com o tempo. E a razão principal disto, é a atitude da esmagadora maioria dos seus adeptos.
      Pelo que fazem, pelo que dizem de nós, pelos anos de gozo. Não esqueço e não consigo mesmo.
      As derrotas deles não atenuam os nossos sofrimentos, mas gosto de os ver com a crista em baixo e a apanharem os melões que todos os outros apanham.

      p.s. indo em duas vias, podemos sempre ir, lado a lado, caminhando. E conversando.

      SL
      Marcelo Silva
      Porta 10A

  2. Sandro Santos says :

    Permite-me discordar um pouco.

    O teu clube é o sporting, logo depois e talvez até primeiro que todos os outros, vem o Futebol Clube Anti-Benfica, de seguida o clube corrupto e depois sim, todos os outros.

    Um abraço

    • Porta 10A says :

      Amigo Sandro,

      discorda à vontade mas, discordando de ti, estás enganado.

      Eu não sou desse futebol clube anti-benfica mas sim do futebol clube pró-clubes que jogam com o benfica.
      O meu segundo clube, depois de se libertar dos veigas e damásios da vida e das suas manifestas ligações vermelhuscas ( vide jogo no Algarve ), dizia eu, é o Estoril-Praia.
      O FCPorto é o clube do meu Pai e da minhã irmã. Mas, já o disse, prefiro que na impossibilidade do Sporting ganhar, eles ganhem e acabem de vez com a vossa mania.
      O Clube de Portugal sobrepõe-se muitas vezes aos clubes, podes ter a certeza.
      E vocês também são muito antis, oh se são!

      Abraço
      MS

  3. Sururu says :

    Sandro Santos, que puta de treta… Esse discurso ridículo de que a malta dos outros clubes é mais anti-slb do que do próprio clube é uma anormalidade que vos tem contentado muito mas que vos tem servido de muito pouco, como mostram os resultados dos últimos 20 anos.

    Até digo mais, ao contrário do que apregoam, vocês são os verdadeiros antis qualquer coisa, pois sempre quiseram confundir o país com o vosso clube, numa arrogância típica de quem não respeita diferenças.

    E é por isso que vocês continuam a ser uma merda, porque acham que ser do slb é ser superior, como se fosse um dom qualquer, mas sobretudo por não admitirem que detestam os outros clubes na exacta medida que os outros vos detestam.

    Portanto, fica lá com a tua playstation e com a tua liga pessoal entre o Benfica A, B e C. Certamente serás mais feliz!

    • Porta 10A says :

      Caro Sururu,

      Obrigado pela visita e pelo comentário.

      O 2º parágrafo explica uma das principais razões pelas quais não os gramo nem um bocadinho. Eles acham que são Portugal, o expoente máximo da representação do futebol do país, que o País e os Portugueses lhes devem eternamente o que quer que seja e que governos, câmaras ou simples cidadãos lhe devem vassalagem e pior, deviam pensar como eles. E essa arrogância, essa soberba, esse mania da superioridade como a questão mitológica dos milhões todos, fá-los ser insuportáveis.
      Eles não gostam de mais ninguém e adorariam viver com todos esses benficas num benfiquismo único e só deles. O paineleiro rui gomes da silva é o expoente máximo disto e adora fazer monólogos.
      Eles gostavam de ser únicos. Temos pena, mas não são.

      Volte sempre.
      Marcelo Silva
      Porta 10A

  4. Miguel says :

    @ Marcelo

    percebo-te facilmente.

    entratanto, peço-te um favor:
    este é o teu espaço e quem sou eu para fazer reparos, mas há algo que me revolta as entranhas e que consegue que eu perca o discernimento: que ostensivamente tratem o meu clube do coração por «clube corrupto».
    Marcelo, tem paciência, mas se nada for feito nesse sentido e for para me chatear, com pena minha deixarei de visitar este espaço.
    estou de conciência tranquila, no sentido em que foi o Sandro que “atirou a primeira pedra”, a partir do momento que começou a comentar. isto parece uma guerrinha de queixinhas de menininhos mimados, mas sinceramente começo a ficar farto. e com uma vontade louca de partir para outras formas de comunicação menos polidas. só ainda não o fiz, não só por respeito a ti, mas também porque não foi essa a educação que recebi. mas estou a ficar pelos cabelos (que não são do Aimar).
    sei que isto é só futebol e tal, mas (repito) terá que haver limites.

    abr@ço
    Miguel

    • Porta 10A says :

      Amigo Miguel,

      Obrigado por mais um comentário e pela nota.

      Estimo a tua presença no blog e gostaria de continuar a contar com as tuas visitas e comentários.
      E como disse antes e da mesma forma, estimo a presença de um colega e amigo que também respeito.
      Muito honestamente, não gostaria de me meter no meio de duas pessoas que estimo, pelo que…
      … não sei o que dizer.

      Apenas uma nota final para ‘ o(s) clube(s) corrupto(s) pois, neste particular, é melhor ninguém atirar pedras…

      Abraço e saudações desportivas para além dos votos sinceros de boa sorte para o último jogo do campeonato e consequente vitória na Liga Zon Sagres.
      Marcelo Silva
      Porta 10A

  5. Sandro Santos says :

    Caro Sururu, tenha calma por favor, cuidado com o coração. Quero aqui deixar claro e uma vez mais que os meus comentarios são exclusivamente direccionados para o Marcelo Silva e este, acho que foi um bom exemplo disso na medida em que eu começo o meu comentario com “O teu…”

    Não coloque todos os adeptos de um clube no mesmo degrau, não é correcto. O Senhor não me conhece, sabe lá voce se eu quero confundir o país com o meu clube ou se sou mais ou menos anti…não sabe, porquê que perde o seu tempo a comentar o que escrevo e a tentar adivinhar, não vale a pena.

    À adeptos e adeptos, como é o caso por exemplo do primeiro Senhor a comentar este post. Bem diferente daquilo que voce pensa e daquilo que o Marcelo Silva pensa e não é por isso que nos vamos chatear e partir para a violência verbal ou escrita. Respeitamos, se quisermos, se não quisermos, ignoramos e tudo corre pelo melhor.

    Cumprimentos

Deixe uma Resposta

