Pannenkoken & stroopwafels

Os Holandeses não são propriamente um povo muito ligado à comida. Os almoços são frugais, os jantares são simples e nada pesados. Não tem, nem de longe nem de perto, os nossos hábitos alimentares e são poucas as iguarias da sua cozinha. Tem, por exemplo, pães deliciosos, assim como fruta e legumes excelentes. O leite e o queijo, ou melhor, todos os produtos lácteos, são do melhor que já provei. Nas sobremesas e para quem é um guloso incurável, não existem assim tantas coisas, digamos ‘ naturais ‘, pelo que quase tudo é ‘ feito ‘ no supermercado. Aliás, se há sítio onde os holandeses não passam muito tempo, esse sítio é a cozinha. Neste capítulo dos doces posso referir as ‘ pannenkoken ‘, as panquecas holandesas, que são enormes e podem levar o melaço por cima, entre outras coisas. A acompanhar o café, que bebem aos hectolitros ( daquele de pastilhas, fraquinho e ao qual adicionam ‘ melk ‘ ), comem biscoitos e bolachas, em especial umas que eu adoro e que se chamam ‘ stroopwafels ‘.

Há também claro, noutro campo ( literalmente ), as flores. Campos a perder de vista cobertos de túlipas. Um espectáculo.

E entre outras coisas, há excelentes jogadores de futebol. Como Wolfswinkel e Schaars. Evoluídos, cultos e fiáveis.

Isto tudo para dizer que aviamos os ‘ pastéis de Belém ‘ com uma pannenkoek e uma stroopwafel. Assim, sem mais. Foi na 2ª parte, porque na primeira estava tudo a ver os azuis jogar. Distraídos com certeza. Depois o intervalo. Fez-nos bem e arrebitámos. E pronto, lá se foram Os Belenenenses. Agoram que venham os da Madeira.

Anúncios

Etiquetas:, , , , , ,

About Porta 10A

À direita das coisas, Sportinguista convicto, teimoso quanto baste, inventivo, apaixonado, Pai babadíssimo, sempre em família, sempre com Amigos. Adoro artes em especial a fotografia e a pintura. Gostava de ter sido Arquitecto, mas a matemática era tramada. Depois Jornalista, mas não deu. Adoro escrever. Sobre desporto e política, ou sobre uma coisa qualquer. Cristão, crente em Deus, não pratico porque acho que a melhor relação com Ele é directa. Adoro música e existem canções para todos os nossos estados de alma. E isto tudo, sou eu...

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: